Reforma apartamento no Edifício Prudência / messina | rivas

Reforma apartamento no Edifício Prudência / messina | rivas - More Images+ 17

Consolação, Brazil
  • Architects: messina | rivas
  • Year Completion year of this architecture project Year:  2018
  • Photographs
    Photographs:Federico Cairoli
  • Manufacturers Brands with products used in this architecture project
    Manufacturers:  Camargo e Silva
More SpecsLess Specs
© Federico Cairoli

É inevitável a busca por construir continuidades quando se trata de uma reforma em um Patrimônio da Arquitetura Moderna da Cidade de São Paulo. Tínhamos apenas dois meses para a reforma do apartamento no Edifício Prudência, projetado pelo arquiteto paulistano Rino Levi na década de 40. O apartamento já havia passado por algumas reformas e agora era necessário abrir um quarto para a sala e construir três banheiros onde antes havia apenas um.

© Federico Cairoli

Uma das características do projeto original é a compartimentalização de funções em ambientes de escalas generosas. Com o passar do tempo os modos de habitar se transformam e, portanto, muitas das reformas pelas quais esse e outros apartamentos passaram tem sido no sentido de abertura desses ambientes devido à redução de funções.

© Federico Cairoli

© Federico Cairoli

A demanda por abrir um dos quartos para a sala, segue esse sentido de transformação e nos pareceu oportuna por ampliar a ventilação e luminosidade natural para o corredor que dá acesso aos quartos e a cozinha. Porém percebemos que ao abrir ambientes de escala generosa temos que ter um cuidado para que a generosidade não se descontrole e a escala humana se escape.

© Federico Cairoli

Informados pelos fechamentos em serralheria amarela da fachada do edifício, decidimos continuá-los para dentro do apartamento de forma a recompor os novos ambientes. É através dessa inserção de um elemento arquitetônico linear que calibre a escala, o acesso, a intimidade e as funções dos ambientes construídos que o projeto de reforma se realiza.

© Federico Cairoli

Project gallery

See allShow less

Project location

Address:Av. Higienópolis, 235 - Consolação, São Paulo - SP, 01238-001, Brasil

Click to open map
Location to be used only as a reference. It could indicate city/country but not exact address.
About this office
Cite: "Reforma apartamento no Edifício Prudência / messina | rivas" [Reforma de Apartamento no Edifício Prudência / messina | rivas] 09 Sep 2019. ArchDaily. Accessed . <https://www.archdaily.com/923092/reforma-apartamento-no-edificio-prudencia-messina-rivas> ISSN 0719-8884

You've started following your first account!

Did you know?

You'll now receive updates based on what you follow! Personalize your stream and start following your favorite authors, offices and users.